02-06-2013

Turismo da saúde

“O crescimento do número de estrangeiros em Israel atrás de procedimentos médicos infringe o princípio de igualdade na prestação de atendimento em saúde”. 

As palavras foram proferidas recentemente ao Parlamento israelense por Joseph Shapira, alto funcionário do Ministério da Saúde, refletem os resultados do relatório anual sobre saúde, elaborado pela Controladoria do Estado daquele país: nos últimos anos tem havido um verdadeiro boom do chamado “turismo médico”. 

Apenas pra dar-se uma idéia, segundo o Ministério da Saúde, a receita com o turismo médico em hospitais locais entre 2009 a 2011 foi 2,2 vezes maior. 

A tendência interfere principalmente no setor privado, e deve-se, entre outros motivos, pela decisão do governo de Israel de aprovar acordo que facilita a entrada vôos com preços populares, provenientes de outros países da União Européia. 

Cirurgias
No relatório anual de 2012, a Controladoria observa que o Ministério da Saúde tem poucos dados sobre quais e quantos serviços são fornecidos pelos onze hospitais privados em todo o país. Mas sabe-se que o que os turistas da saúde mais procuram, tanto na rede pública como na privada, são cirurgias eletivas. 

“Ir a um hospital privado para a cirurgia permite que o paciente escolha seu próprio cirurgião – geralmente os médicos que trabalham pela manhã nos hospitais públicos adquirem conhecimentos nesses locais e depois, os aplicam no sistema privado”. 

Suas grandes queixas da direcionam-se ao fato de que são os cidadãos israelenses que arcam com o setor da saúde no país e, ainda assim, enfrentam concorrência e diminuição do número de médicos disponíveis a eles, em virtude do atendimento aos estrangeiros. 

Fonte: Site IMTJ (International Medical Travel Journal


Esta página teve 287 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h