Comissões de Ética Médica

Com o auditório da subsede Vila Mariana do Cremesp praticamente lotado – e considerado como bastante produtivo pelos presentes – foi realizado, neste 11 de fevereiro, o primeiro de uma série de encontros previstos pelo Centro de Bioética da Casa com as novas Comissões de Ética Médica (CEM), representantes do Conselho dentro de hospitais e clínicas.

Coordenado pelo Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (GACEM) e pela Delegacia de Vila Mariana do Conselho, o Encontro do Cremesp com as CEM  contou com a presença de delegados da Casa e presidentes de Comissões da região. A abertura foi realizada pelo vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, que fez questão de enfatizar a postura de autonomia dos membros das CEM nas instituições. Para ele, estes membros “podem se tornar lideranças dentro dos hospitais, no sentido de promover a necessária reflexão ética e usando como ferramentas todos os materiais oferecidos pelo Conselho, como o Curso de Capacitação do GACEM, nossos pareceres e resoluções”.

Para o vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, os membros das Comissões de Ética “podem se tornar lideranças dentro dos hospitais"


Mauro Aranha

Nesse sentido, eventos como o realizado pelo Centro de Bioética conseguem “fazer com que todos os envolvidos no universo das Comissões se entusiasmem em sua missão”, enfatizou Aranha.

Apoio
Ainda em início de gestão – a eleição para as CEM aconteceu no dia 18 de outubro de 2014, Dia do Médico – os presidentes da CEM buscavam basicamente orientações para o adequado e ético trabalho dentro das instituições.

Reinaldo Ayer: "as CEM desejam o apoio do Cremesp para melhorar e homogeneizar sua atuação"

“Querem começar bem e, para isso, pediram ao Cremesp que apoie seu trabalho de maneira decisiva e efetiva, vindo ao encontro do que busca o Centro de Bioética desde sua criação e aos esforços empenhados, neste momento, para a melhoria e homogeneidade de atuação das nossas Comissões”, explicou Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.

Para Arnaldo Guilherme, delegado superintendente do Cremesp na Vila Mariana, que ministrou palestra sobre “O que faz a CEM”, o encontro “alcançou totalmente os objetivos”, tendo sido elogiado pelos presentes. “A reunião teve o formalismo esperado e, por isso, houve uma participação parcial dos presidentes das CEM, mas todos se mostraram dispostos a capacitarem-se cada dia melhor, talvez em grupos pequenos, pelos cursos oferecidos pelo Gacem”, frisou o palestrante.

O evento contou ainda com a participação de Osvaldo Simonelli, chefe do Departamento Jurídico do Cremesp, foi aberto a perguntas e diplomação às CEM.

 


Esta página teve 1219 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h