Programa do Cremesp faz estudantes tomarem gosto pelo estudo da Bioética

Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp receberá, entre os dias 9 de novembro e 30 de janeiro, inscrições de Projetos de Pesquisa em Ética Médica e Bioética para o Programa de Bolsas/2016. Ao todo, vinte trabalhos serão contemplados. 

Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade – o programa completa, neste ano,15 anos de existência, contemplando, até agora, cerca de 300 estudantes. 

“Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos” comemora o coordenador da iniciativa e do Centro de Bioética, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp. 

Cada contemplado recebe mensalmente R$ 600,00 (valor superior ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses, o que, em 2016, corresponde ao período entre março e dezembro. 

 “Até agora, os alunos escolhidos cumpriram fielmente suas obrigações, em relação a prazos e resultados. O nível das pesquisas surpreende de maneira positiva e várias contam, inclusive, com possibilidade de publicação”, destaca Reinaldo Ayer. 

Ou seja, os estudantes têm atendido os critérios do programa, como originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta e adequação da infraestrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto. 

Temas

Ao longo do tempo as pesquisas foram se aperfeiçoando, envolvendo temas curiosos. No ano passado receberam a bolsa pesquisas como entre outras, Confidencialidade Médica: visão do profissional médico nas diferentes fases de formação profissional; Microalocação de recursos escassos em saúde: análise sobre a evolução do padrão de conduta de discentes do primeiro ao sexto ano de medicina perante esse dilema ético; e Aspectos éticos do tratamento cirúrgico do câncer de mama: os limites da reconstrução – visão do centro de treinamento em oncoplástica, mastologia geral e dos pacientes. Veja mais em http://bioetica.org.br/?siteAcao=BolsaPesquisa&tipo=c15

Obrigações e objetivos

O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

Dentre as obrigações dos escolhidos figuram designar um orientador, que deve ser um médico em pleno exercício profissional (não é necessário que seja professor de ética ou professor universitário) e, ainda, apresentar relatório inicial, parcial e final de atividades. 

Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica (Rua Domingos de Morais, 1810, SP, São Paulo, CEP 04010-200); Sede do Cremesp  (Rua da Consolação, 753, Centro, CEP 01301-910); ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp

Atenção: a data de postagem dos trabalhos pelo correio não deve ultrapassar o último dia de inscrições. 

A entrega dos trabalhos pode ser feita pessoalmente na subsede, sede do Cremesp e nas Delegacias Regionais em Metropolitanas do Cremesp. Neste caso, a recepção dos trabalhos ocorrerá até o último dia útil anterior ao final das inscrições.

Todas as informações podem ser obtidas no Centro de Bioética do Cremesp, pelo telefone (11) 5908.5647. 

Veja mais em Como Concorrer

 

Contemplados 2015 pelo Programa de Bolsas apresentam seus dados finais ao Cremesp

 


Esta página teve 6211 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h