Clássico do professor Ruy Laurenti é atualizado com parceria do Cremesp

Obra Atestado de Óbito é relançada na subsede da Vila Mariana do Conselho

Originalmente, o livro Atestado de Óbito foi concebido em meados da década de 80, fruto do trabalho do recém-criado Centro Brasileiro de Classificação de Doenças, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tendo como objetivo “esclarecer e auxiliar médicos e estudantes no preenchimento de atestados de óbito”, esclarecem os autores Ruy Laurenti e Maria Helena P. de Mello Jorge, logo na apresentação da nova edição de sua obra revista, atualizada e aumentada, esta com parceria do Cremesp.

É com orgulho, portanto, que o Conselho lança oficialmente a nova edição de O Atestado de Óbito – Aspectos médicos, estatísticos, éticos e jurídicos – nesta sexta-feira, dia 20 de maio, às 19h30, na subsede da Vila Mariana, à rua Domingos de Morais, 1810. A versão 2016 contou com a participação do dedicado Ruy Laurenti, Livre Docente e Professor Titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), que faleceu no dia 12 de junho de 2015.

Inscreva-se gratuitamente pelos telefones:(11) 3017-9392/3123-8704 ou e-mail: inscricoes.eventos@cremesp.org.br

Pequeno histórico
A ideia da reformulação tomou vulto em setembro de 2012 quando o Cremesp promoveu plenária temática sobre Atestado de Óbito, por solicitação do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade em São Paulo (PRO-AIM).

Segundo os conselheiros Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, e João Ladislau Rosa, hoje, diretor do Cremesp e, à época, presidente, que participaram intensamente da organização da obra, a plenária contou com um debate “caloroso e produtivo”, tendo se direcionado a temas: Preenchimento da Declaração de Óbito; Aspectos Legais e Conceituais na declaração de Óbito; e Importância e Uso das Informações de Mortalidade.

Para eles, “a necessidade de informação sobre um tema tão pouco divulgado e discutido entre médicos ficou tão patente, que os palestrantes – os autores da obra – propuseram a produção de um livro sobre o tema”, foco do atual lançamento, além de outro, a ser lançado em breve, sobre outros assuntos que surgiram nos debates. 


Esta página teve 1516 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h