Conheça os novos livros do Centro de Bioética do Cremesp

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), por meio de seu Centro de Bioética, está lançando dois livros destinados a especialistas e/ou interessados na área: Relação Médico-Paciente – Um Encontro; e Bioética e a Violência Contra a Mulher – Um Debate Recorrente Entre Profissionais da Saúde e do Direito.

Relação Médico-Paciente – Um Encontro não tenta encerrar a variação de sentimentos presentes neste momento tão delicado, mas, sim, direcionar a atenção a alguns enfoques específicos, que podem significar a crença na Medicina e em seus praticantes: entre os grandes temas abordados figuram a Comunicação como um elo entre o médico e seu paciente; Sigilo na relação médico-paciente; o Tempo ideal em consultas, e a Possibilidade de atendimento não presencial.

Tais assuntos foram contemplados em duas partes: uma baseada em normas deontológicas e éticas do Cremesp e outros Conselhos médicos, e outra, em reflexões de grupo coordenado por Carlos Alberto Pessoa Rosa, cardiologista e autor de livros, e membro do Conselho Consultivo do Centro de Bioética da Casa.

Bioética e a Violência Contra a Mulher – Um Debate Recorrente Entre Profissionais da Saúde e do Direito, também não tem a pretensão de trazer todas as respostas às questões complexas e debatidas em evento organizado pelo Cremesp, que resultou nesta obra. Em 23 capítulos, a publicação traz a tona pontos presentes em Bioética e a violência; passando por Abuso sexual como conflito ético e Perfil da brasileira que sofre violência, e outros. Abarca ainda entrevista realizada com Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que originou em lei de proteção contra a mulher.

Foram organizadores Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, Nadir Barbato de Prates e Janice Caron Nazareth, membros do Conselho Consultivo do Centro.

Ambas as obras podem ser encontradas na Biblioteca do Cremesp, à Rua Luís Coelho, 26, 1º andar, Consolação. Telefone (11) 4349-9982. 


Esta página teve 1661 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h