Bioética e Ensino Médio: alunos participam de debate sobre Violência no Cremesp

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Bioética e Ensino Médio, do Cremesp, promoveu roda de conversa com alunos de quatro escolas estaduais da zona sul da capital paulista, em 24 de abril. O tema do debate, que aconteceu na sede do Conselho, foi a violência e as ações a serem tomadas para combatê-la.

Cerca de 40 estudantes das Escolas Estaduais Professora Leila Sabino; Dr. Honório Monteiro; Professor Francisco Martins Junior; e Oscar Pereira Machado; tiveram espaço para manifestar opiniões e relatar suas experiências no tema.

Vivências

Na ocasião, foram relatadas violências que sofreram – ou cometeram – contra colegas, e ressaltada a importância de os adolescentes discutirem bullying e outras formas de violência, ocorridas, especialmente, entre adolescentes em ambientes escolares.

Marcaram presença, entre outros, Christina Hajaj Gonzalez, 1ª tesoureira do Cremesp, e Aluísio Marçal de Barros Seródio, delegado do Cremesp e professor do Centro de Bioética da Universidade Federal de São Paulo. 

Christina relatou suas experiências com bullying e sobre como a Medicina e a Bioética passaram a fazer parte de sua vida. “Ter algumas dificuldades me incentivou a trabalhar com algo que ajudasse as pessoas”, afirmou. Já Aluísio, um dos participantes do GT, que mediou o debate, afirmou que uma das maneiras de combater a violência é “conversar, da mesma forma que estamos fazendo”. 

Além dele, também participaram outros membros do grupo, Paulo Fraga da Silva, professor de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Marcelo Antônio Silva, teólogo e professor de Bioética; e Patrícia Aparecida da Silva, professora e uma das mentoras deste projeto, que surgiu quando procurou o Centro de Bioética do Cremesp em busca de respostas para dificuldades levantadas pelos alunos, a partir da própria realidade.  

Veja ainda:
Em primeira reunião, grupo sobre Bioética e Ensino Médio discute futuras ações 


Esta página teve 1104 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h