06-09-2011

Plantonistas precisam ficar ao lado de pacientes atendidos em hospital-dia, se houver necessidade de pernoite na instituição?

 
Colega informa que o hospital em que trabalha tem centro cirúrgico que realiza pequenas cirurgias em oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular, ortopedia, mão e, eventualmente, plástica, contando com seis leitos direcionados a hospital-dia.

Para o acompanhamento dos pacientes do hospital-dia em período noturno estão disponíveis uma enfermeira e uma técnica de enfermagem. Os plantonistas médicos, em oftalmologista e otorrinolaringologista, ficam em outro andar, por ser um  hospital vertical.

Como, esporadicamente (caso alguma cirurgia seja agendada mais no final do dia), o paciente acaba tendo que pernoitar, pergunta: Os dois médicos podem/devem dar o atendimento aos pacientes, caso precisem? Podem permanecer em outro andar e descer ao hospital-dia quando solicitados?

Consideramos que o plantonista deve permanecer à disposição do serviço que o escalou, não necessariamente no mesmo local do atendimento. Isso no caso de ocorrências de cirurgias de hospital-dia, realizadas sob anestesia local.

Baseada no Parecer Consulta nº 145.555/07, do Cremesp


Esta página teve 1399 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h