09-04-2007

Contra o aborto

O jornal Folha de S. Paulo se adiantou a um eventual plebiscito sobre o aborto no país – aliás, sugestão do novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão – e identificou que a maioria dos brasileiros não quer a legalização da prática. Sessenta e cinco por cento dos que responderam à pesquisa querem que as regras continuem do jeito que estão: permissão à interrupção da gravidez apenas em casos de risco de morte para a mãe ou estupro.

Em março, logo depois de empossado por Lula, o ministro defendeu que a descriminalização do aborto “era, antes de tudo, uma questão de saúde pública, porque milhares de mulheres morrem todos os anos submetendo-se a abortos inseguros”.

Apesar de abrir as discussões, afirmou ao mesmo jornal que o resultado da pesquisa não o surpreende. “O debate ainda muito precário no Brasil. Essa é uma questão que suscita muitos debates entusiasmados e apaixonados, mas que colocam um véu sobre as questões que, para nós, sanitaristas, são importantes, como as situações que levam mulheres e casais a passarem por esse sofrimento”.

Ao ser questionado se, em plebiscito, votaria, pela mudança na lei, garantiu: “do ponto de vista da saúde pública, minha visão é pela legalização, mas não gostaria de me posicionar agora porque, quando o debate for aprofundado, poderei captar com mais sutileza as diversas posições e posturas sobre o assunto”.

Como seria de se esperar em relação a um tema tão polêmico, autoridades contrárias à prática já se manifestaram contra as declarações de Temporão. É o caso do cardeal arcebispo do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid, que, durante a encenação do Auto da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, afirmou: “não podemos permitir a matança de inocentes como quer esse projeto infeliz”.

Fonte: Folha de São Paulo

Confira:
O ministro e o aborto (29-03-2007)
Plebiscito sobre aborto… (22-03-2007)


Esta página teve 874 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h