25-06-2015

Jovens, congelem seu esperma!

Kevin Smith, bioeticista e professor da Abertay University, Dundee, Escócia, provocou descontentamento de vários de seus pares, ao afirmar que o sistema público de saúde de seu país deveria disponibilizar a um banco de esperma para jovens a partir de 18 anos, no intuito de prevenir doenças relacionadas à paternidade tardia. 
Segundo artigo de Smith publicado no Journal of Medical Ethics (JME, Paternal age bioethics),com o passar dos anos,o esperma se torna mais propenso a erros, aumentando o risco de autismo e esquizofrenia, entre outros males.  
Por isso, sugere a criação de um banco de esperma no National Health Service (NHS, sistema público de saúde britânico), permitindo que homens estoquem seu material genético e o usem quando decidirem ter filhos. Na verdade, considera que deveriam “ser norma” no NHS. 
Em seu artigo o especialista lamenta que na Inglaterra e País de Gales a idade média de procriação dos homens tenha subido de 31 anos no início dos anos 90, para 33, no mais recente levantamento. 

“Ideia ridícula” 

Ouvido pela rede BBC de Londres Allan Pacey, professor de andrologia da Universidade de Sheffield, South Yorkshire, Inglaterra, rebateu: “esta é uma das sugestões mais ridículas que ouvi nos últimos tempos”. 
Em sua opinião, o esperma da maioria dos homens “não congela bem” – e este é um dos motivos da escassez de doadores. “Estaríamos essencialmente obrigando todas as esposas a passarem por um ou mais procedimentos de fertilização in vitro”. 
Concorda o colega Adam Balen, presidente da Sociedade Britânica de fertilidade, para quem a proposta, se aceita, proporcionaria uma abordagem muito artificial à procriação humana. Além disso, crê, traria uma sensação falsa de segurança sobre a garantia da tecnologia no sucesso das gestações. 
O autor do artigo para o JME parece impassível às criticas. “É hora de levarmos a sério a questão da idade paterna e seus efeitos sobre a próxima geração”. Para ele,mesmo pequenos aumentos no risco de doença podem surtir um grande efeito quando ampliados a uma nação inteira. 

Fonte: BBC News 

Veja também:  Sperm banking should be free on the NHS to reduce risks of genetic disease, no site da Abertay University

 


Esta página teve 1167 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h