11-04-2017

Diferenças no cérebro

As diferenças anatômicas entre homens e mulheres – órgãos sexuais, pelos faciais e similares – estendem-se ao cérebro humano? Agora, o maior estudo de imagem cerebral do gênero, publicado recentemente pela revista Science, realmente encontra alguns padrões específicos de sexo – mas identificou, de maneira geral, mais semelhanças do que diferenças.  

O trabalho levanta novas questões sobre como as diferenças cerebrais entre os sexos podem influenciar a inteligência e no comportamento.

Maior
Durante décadas, cientistas do cérebro observaram que, em média, os cérebros masculinos tendem a ter um volume cerebral total ligeiramente maior do que os do sexo feminino, mesmo considerando-se que o tamanho corporal médio dos machos é um pouco maior do que o das fêmeas.

No novo estudo uma equipe de pesquisadores liderada pelo psicólogo Stuart Ritchie, da Universidade de Edimburgo, debruçou-se sobre dados do UK Biobank – banco de informações em longo prazo sobre saúde do Reino Unido, que agrega mais de 500.000 inscritos.

Entre as 2750 mulheres e os 2466 homens com idades entre 44 e 77, a equipe examinou volumes de 68 regiões no cérebro, bem como, a espessura do córtex cerebral. Descobriu que o contingente feminino tendia a ter córtex significativamente mais espesso do que os homens – condição associada a escores mais altos em uma variedade de testes de inteligência cognitiva e geral.

Já os homens apresentavam volumes cerebrais maiores do que as mulheres em todas as regiões subcorticais, incluindo o hipocampo (que desempenha amplos papéis na memória e consciência espacial) e a amígdala (emoções, memória e tomada de decisões), e tálamo (processamento e retransmissão de informações sensoriais para outras partes do cérebro).

A questão controversa – e ainda não resolvida – é se esses padrões significam algo em relação à inteligência ou ao comportamento.

Apesar dos padrões consistentes por sexo, o estudo sugere que os cérebros de ambos os sexos são muito mais semelhantes do que diferentes.

Fonte: Science


Esta página teve 1056 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h