15-12-2017

Palavras proibidas na Saúde americana

A administração Trump está proibindo os funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, de usarem uma lista de sete palavras ou frases – incluindo “feto” e “transgênero” –, em documentos oficiais que estão sendo preparados para inclusão no orçamento do próximo ano.

Os analistas de políticas nos CDC foram informados da lista de palavras proibidas em reunião recente do alto escalão, de acordo com um analista que participou do briefing de 90 minutos (e que preferiu manter-se anônimo). Segundo informações ao jornal Washington Post as palavras proibidas são “vulneráveis”, “direito”, “diversidade”, “transgênero”, "feto", "baseado em evidências" e "baseado em ciência".

Em alguns casos, os analistas receberam frases alternativas. Em vez de “baseado em ciência” ou “baseado em evidências”, a frase sugerida é “CDC baseia suas recomendações em ciência em consideração com os padrões e desejos da comunidade”, disse essa pessoa. Em outros casos, nenhuma palavra de substituição foi imediatamente oferecida.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que supervisiona o CDC, “continuará a usar as melhores evidências científicas disponíveis para melhorar a saúde de todos os americanos”, disse o porta-voz do Health and Human Services (HHS), Matt Lloyd, ao The Washington Post. “O HHS também encoraja fortemente o uso de resultados e dados de evidências nas avaliações de programas e decisões de orçamento”.

Transmitindo a informação
No CDC, a reunião sobre as palavras banidas foi liderada por Alison Kelly, funcionária de carreira e é líder sênior no Escritório de Recursos Financeiros da agência, de acordo com o analista do CDC. Kelly não disse por que as palavras estão sendo banidas e explicou ao grupo que ela estava apenas “transmitindo a informação”.

Conforme o jornal, outros funcionários do CDC confirmaram a existência de uma lista de palavras proibidas. É provável que outras partes do HHS estejam operando sob as mesmas diretrizes sobre o uso dessas palavras, disse o analista.

A proibição está relacionada ao orçamento e aos materiais de apoio a serem entregues aos parceiros dos CDCs e ao Congresso, que deverá ser lançado no início de fevereiro. O plano de orçamento geralmente é moldado para refletir as prioridades de uma administração.

O analista de CDC de longa data, cujo trabalho inclui a descrição escrita do trabalho do CDC para o plano de gastos anual da administração, não conseguiu recordar um tempo anterior em que palavras foram banidas de documentos de orçamento porque eram consideradas controversas. "Na minha experiência, nunca tivemos nenhum impulso do ponto de vista ideológico".

A reação das pessoas na reunião foi de incredulidade, afirmou. “Foram muitos os ‘você está falando sério? ’, ‘ você está brincando? ’”.

As notícias sobre a proibição de certas palavras ainda não se espalharam para o grupo mais amplo de cientistas no CDC, mas é provável que provoque uma reação, disse o analista. "Nossos especialistas em assuntos não vão se acalmar silenciosamente”.

A questão de como abordar questões como a orientação sexual, a identidade de gênero, e o direito ao aborto – que receberam visibilidade significativa sob a administração Obama – emergiram repetidamente em agências federais desde que o presidente Trump assumiu o cargo.

Vários departamentos importantes –incluindo HHS, Justiça, Educação e Habitação e Desenvolvimento Urbano – mudaram algumas políticas federais e a forma com que coletam informações governamentais sobre lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

HHS também removeu informação sobre os americanos LGBT do seu site. A Administração para Crianças e Famílias do Departamento, por exemplo, arquivou uma página que descrevia os serviços federais disponíveis para pessoas LGBT e suas famílias, incluindo como eles podem adotar e receber ajuda se forem vítimas de tráfico sexual.

Fonte: The Washington Post


Esta página teve 986 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h