02-07-2019

Pequenos espíritos 

Além do trauma emocional a quem espera ansiosamente a chegada do bebê, um aborto espontâneo traz, como consequência, questões práticas pouco discutidas na cultura ocidental: como superar o luto de um filho não nascido? O que fazer com restos mortais de um feto abortado? 

“São novos demais para um funeral, mas viveram tempo suficiente para ignorarmos que existiram” diz a jornalista canadense Debbie Balino que, depois de dar à luz sua primeira filha, sofreu nove abortos espontâneos – cinco no primeiro trimestre da gravidez e quatro no segundo. “A memória dos abortados cai em uma espécie de limbo”. Nesses casos, como não se tem um corpo, não há um objeto físico para, por exemplo, depositar flores e fazer orações. 

Em meio ao turbilhão de emoções, após o segundo aborto, o médico de Debbie a informou à respeito do Little Spirits Garden (em tradução livre, Jardim dos Pequenos Espíritos), terreno paisagístico dedicado à memória de fetos abortados, inaugurado em 2012 no espaço do Royal Oak Burial Park, cemitério de Victoria, British Columbia.

Nele, há uma série de plataformas de concreto, que servem de suporte para pequenas casinhas acinzentadas – “casas dos espíritos" – cada qual representando aquele que seria um membro de uma família. Lá há cerca de 400 casas (há espaço para três mil) que podem ser personalizadas pelos entes queridos.

Serviço gratuito

O serviço é gratuito e financiado por doações. Se o feto for cremado, as cinzas podem ser espalhadas em ala especial do jardim, ou depositadas em ossário presente em cripta sob um pavilhão. 

O jardim foi projetado pelos arquitetos paisagistas canadenses Bill Pechet e Joseph Daly. A inspiração veio dos dois anos em que Pechet passou no Japão: na tradição budista conhecida como Jizo há o costume de criar uma pequena estátua em homenagem a uma criança morta. Essas estátuas geralmente ficam em templos, que contam com cemitérios em anexo dedicados a elas. 

Houve alguma resistência, em especial, por parte de cristãos – mas o arquiteto seguiu adiante, transformando seu sonho em realidade.

Fonte: BBC Brasil 


Esta página teve 1169 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h