Lançamento aguardado!

Médicos interessados no tema e os participantes das Comissões de Ética Médica (CEM) podem voltar a contar com uma interessante ferramenta: o Centro de Bioética do Cremesp está lançando a 3ª edição do Manual de Capacitação das CEM, material didático integrante do treinamento oferecido pelo Conselho há quase dez anos.

Na prática, o lançamento significa que novos cursos poderão ser marcados pelas Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp, ou então, a pedido de hospitais e clínicas que buscam padronizar o trabalho de suas CEM ou tirar dúvidas a respeito dessas instâncias consideradas como “braços” do Conselho dentro das instituições.

Na obra, procurou-se manter o método inicial, composto por módulos teórico e prático, complementado por CD aos instrutores.

Mas a 3ª edição traz novidades, começando pelo formato e a capa, mais modernos. Como não poderia deixar de ser, os artigos citados nos capítulos receberam atualização, de acordo com o novo Código de Ética Médica. Foi promovida, ainda, uma nova revisão ortográfica.

Finalmente, atendendo pedidos, foram refeitas as estatísticas sobre denúncias, sindicâncias e processos do Cremesp, com o apoio do Centro de Dados da do Cremesp.

Um pouco da história
No ano de 2012 o Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica completará uma década de existência.

A tarefa de desenvolvê-lo, tão pioneira quanto desafiadora, foi abarcada à época por nosso recém-instituído Centro de Bioética e buscou, em essência, padronizar o trabalho das Comissões de Ética Médica (CEM), marcadas então pela disparidade de atuação.

Passados os esforços iniciais pode-se dizer que o objetivo central foi parcialmente cumprido, pois o Curso, bem como, o Grupo de Capacitação às Comissões de Ética (GACEM), responsável por sua elaboração, conseguiram consagrar-se junto ao público-alvo: os abnegados membros das CEM, colegas que dedicam parte de seu tempo e energia à discussão, à defesa, e à aplicação dos princípios éticos dentro das instituições onde desempenham a Medicina.

Os interessados em fazer o treinamento devem procurar a Delegacia do Cremesp mais próxima de sua região.

Maiores informações sobre o curso e o livro pelo telefone (11) 5908-5647 e pelo e-mail.

Esta página teve 697 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h