Biblioteca - Centro de Bioética
CREMESP
Revista:
SER MÉDICO - JUN/AGO/SET - ANO XV - Nº 60
Ano: 2012 ISSN: 1677-2431
Autor(a)(s):

Artigo:
UMA CASA ECOLÓGICA – pág. 34-6

Resumo/Conclusão:

TRECHO DA MATÉRIA

UMA CASA ECOLÓGICA
A Casa dos Hólons é um projeto que visa a investigar e experimentar a possibilidade de se alcançar um modo de vida sustentável em ambiente urbano

Sustentabilidade. Uma palavra e muitos significados. Cuidado, preocupação, cooperação dos homens com o mundo. Acabar com o desperdício, com a poluição, com a agressão à natureza. É essa a intenção de quem adota hábitos sustentáveis e luta por um futuro melhor. Pensando assim, um pequeno grupo de pessoas encontrou motivação para desenvolver uma visão diferente do mundo. A Casa dos Hólons é um projeto que leva em conta essa preocupação com a natureza, integrando-a a um estilo de vida simples e ecológico, em plena cidade de São Paulo.
A Casa oferece oficinas e cursos, cujo objetivo é diminuir o impacto ambiental causado pelo ser humano, por meio do aproveitamento daquilo que a sociedade denomina como lixo: garrafas, potes de vidro, latas, materiais plásticos, restos de demolição, pedaços de madeira encontrados nas ruas, mangueiras de hidrantes e telhas antigas, entre outros.
Tomaz Ahau, coordenador de Projetos Sincronizados do Laboratório de Permacultura Urbana da Casa dos Hólons, explica que "o objetivo inicial do grupo foi investigar e experimentar a possibilidade de se alcançar um modo de vida sustentável em ambiente urbano". Assim, surgiu, em 1999, o Laboratório de Permacultura (ver box), que ele define como "uma experiência de re-design de uma casa comum na cidade de São Paulo, encontrada praticamente abandonada".
A transformação do espaço não é considerada uma reforma, diz Ahau, "porque visa ao desenvolvimento de um trabalho que segue os fundamentos do biodesign e utiliza a bioconstrução com resíduos urbanos e processos coletivos. A cada nova turma que se inicia, desenvolvemos novos elementos". Algumas das técnicas de bioconstrução utilizadas no espaço físico do projeto são a captação de água da chuva, oficina de reciclagem, paredes com acabamentos naturais, telhado verde, ecocabanas com madeira reutilizada, forno de barro, sala de aula em superadobe e ferrocimento.
Localizada no Campo Belo, bairro da capital paulista, a Casa dos Hólons oferece oficinas e visitas para estudantes e profissionais da área e ao público em geral. Segundo Ahau, "o projeto recebe pessoas que se interessam por ecotecnologias, bioconstrução, compostagem, jardins agroecológicos e formas de aplicação dos princípios da permacultura  em escala residencial e doméstica". Em pouco mais de dez anos, cerca de 500 pessoas visitaram o local. Nas redes sociais, a Casa tem conexão com mais de 2 mil pessoas.
O processo de construção coletiva, em conjunto com as consultorias, visitações e contribuições pontuais, financia alguns experimentos, mas os custos de habitação são divididos entre os moradores. Ahau conta que "eventualmente realizam palestras abertas e eventos com contribuição espontânea". Alguns membros do projeto residem na Casa dos Hólons e outros, em casas similares, porém não abertas ao público. (...)

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria