Cremesp cria Programa de Bolsas em Ética para Residentes Médicos (Valor Mensal: R$ 1.701,90)

Por meio de seu Centro de Bioética – e formalizado por resolução do Cremesp – o Cremesp criou seu Programa de Bolsas Para Residentes na Área de Ética Médica. 

As bolsas de pesquisa serão concedidas, por meio de processo seletivo, a médicos que estejam cursando residência médica em instituição situada no Estado de São Paulo, com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e desde que estejam sob orientação de um médico preceptor em pleno exercício profissional (que não pode ser Delegado ou Conselheiro do Cremesp).

Períodos e valores
Instituído pela Resolução n° 284/2016, o programa tem como um de seus tópicos determinar a concessão de até 20 bolsas com duração de 12 a 18 meses. O tempo estimado de duração da bolsa será definido pelo Cremesp, caso a caso, levando em consideração o ano de residência em que o médico se encontra:  deve ser iniciada e terminada durante o período em que o médico  cursa a residência.

O valor mensal das bolsas para o ano de 2017 será de R$ 1.701,90, seguindo a tabela de valores para concessão de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Como concorrer
As bolsas de pesquisa serão concedidas a médicos que estejam cursando residência médica em instituição que conte com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e o projeto será examinado quanto à documentação e seu enquadramento nos objetivos e normas da concessão de bolsa pelo CREMESP (vide abaixo).

O médico residente interessado em concorrer deverá encaminhar projeto acompanhado da documentação abaixo:

Documentação Solicitada

1. Formulário padronizado integralmente preenchido (baixe aqui) de cadastro do bolsista.

2. Projeto de pesquisa apresentado de maneira clara e resumida, em metodologias Vancouver ou ABNT, ocupando no máximo 20 páginas (10 folhas) digitadas em espaço duplo. Deve compreender: resumo, introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma de sua execução; material e métodos; forma de análise dos resultados.

3. Cópia do resumo do projeto, sem identificação do médico residente (sem nomes do concorrente, orientador ou instituição que está vinculado), para ser usada na escolha dos trabalhos.

4. Currículos do bolsista e do orientador.

5. Histórico escolar de graduação.

6. Carta do Orientador, justificando o pedido da bolsa e se comprometendo com a orientação.

7. Cadastro do Orientador em formulário padronizado fornecido pelo CREMESP (baixe aqui).

8. Carta do Responsável pela instituição de saúde onde o projeto vai ser desenvolvido, acusando ciência e autorizando sua realização, conforme o modelo:

“Declaro que no caso de aprovação deste projeto, e durante a vigência do respectivo contrato, o Orientador e o Bolsista terão todo apoio institucional necessário para sua realização, conforme previamente acordado com o Orientador. Nome – Cargo ou Função – Data e Assinatura”.

9. Definição e articulação das tarefas e responsabilidades do bolsista e do orientador.

10 . Comprovante de credenciamento da instituição na CNRM.

Locais de inscrição
O projeto deverá ser enviado ao Centro de Bioética pelo correio (atualmente localizado à Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, SP, CEP 04010-200) ou protocolado pessoalmente na sede ou em qualquer delegacia regional ou metropolitana do CREMESP. Em tempo: Será válida como data limite para inscrição dos trabalhos a postagem no correio ou protocolo do Cremesp.

Se o Centro de Bioética do CREMESP entender que a proposta apresentada preenche as condições para a concessão da bolsa, deverá submetê-la à apreciação da Comissão Avaliadora do Centro de Bioética do CREMESP. Quando concluir ser necessário, o CREMESP poderá solicitar a pesquisadores da área de Ética Médica que emitam pareceres de mérito, na qualidade de assessores “ad hoc”, referente à proposta apresentada.

As que forem aprovadas pela Comissão Avaliadora do Centro de Bioética serão encaminhadas à Diretoria do CREMESP para ratificação. Se passar por tal instância, o candidato contemplado firmará com esta autarquia o Termo de Outorga de Bolsa.

Critérios de avaliação da proposta pelo CREMESP

  1. Originalidade, integração e definição dos objetivos;
  2. Relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica e bioética;
  3. Adequação da metodologia proposta;
  4. Adequação da infraestrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto;
  5. Viabilidade de execução;
  6. Adequação do projeto segundo diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos de acordo com a Resolução nº 466, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde;
  7. Atenção: será avaliada ainda a coerência do questionário (caso se faça necessário segundo o desenho do projeto), em relação à proposta de pesquisa.

Avaliação do Projeto de Pesquisa

O bolsista deve elaborar relatórios (inicial, parcial e final) comentados e avaliados pelo orientador, que serão apresentados pelo residente em eventos agendados pelo Centro de Bioética, que, nessas ocasiões, terão à disposição Datashow.

No caso de o relatório não ser aprovado, deverá voltar ao bolsista e seu orientador para as reformulações propostas pela Comissão do Centro de Bioética.

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

12 meses
 

Ações a Desenvolver

MAI
2016

JUN
2016

JUL
2016

AGO
2016

SET
2016

OUT 
2016

NOV 
2016

DEZ
2016

JAN
2017

JUL
2017

DEZ
2017

 

Divulgação e inscrição de projetos

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 


Escolha

 

 

 

 

x

x

x

x

 

 

 

 


Início e apresentação inicial

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 


Apresentação parcial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 


Final e apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

18 meses

Ações a Desenvolver

MAI
2016

JUN
2016

JUL
2016

AGO
2016

SET
2016

OUT
2016

NOV 
2016

DEZ
2016

JAN
2017

SET
2017

JUN
2018

 

Divulgação e inscrição de projetos

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 


Escolha

 

 

 

 

x

x

x

x

 

 

 

 


Início e apresentação inicial

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 


Apresentação parcial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 


Final e apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 


Esta página teve 433 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h