Programa de Bolsas para estudantes abre inscrição para a turma 2017

Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp recebe, entre os dias 14 de novembro de 2016 e 30 de janeiro de 2017, novos projetos de pesquisa em ética médica, para o Programa de Bolsas do próximo ano.

Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade – o programa tem como objetivo principal contribuir para a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado, sendo uma das iniciativas de maior abrangência e longevidade na Casa.

Encabeçado desde o início (em 2001) pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, o programa concederá aos autores escolhidos bolsas de R$ 643,20 durante o período de dez meses. O valor é equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP

“O Cremesp espera atingir o estudante de Medicina, incentivando-o na pesquisa sensu lato e sensu strito, melhorando sua formação ética”, explica Ayer. Na prática, o que se pretende é desenvolver no bolsista o espírito de investigação e de crítica, com relação aos temas éticos e bioéticos.

Como solicitar a bolsa

A proposta deve ser apresentada em formulário apropriado, encontrado no endereço www.bioetica.org.br e encaminhada ao Centro de Bioética do Cremesp, Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, CEP 04010-200, São Paulo. Os formulários podem também ser entregues nas Delegacias Regionais do Cremesp da Capital e do Interior.

Vale lembrar que eventuais questionários a serem aplicados a sujeitos de pesquisa devem ser anexados ao projeto a ser encaminhado ao Cremesp.

Na avaliação dos projetos, fazem parte dos pontos valorizados: originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta; adequação da infraestrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto; viabilidade de execução e adequação do projeto segundo diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com a resolução nº 466/2.012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Mais informações podem ser obtidas no endereço da Internet; pelo e-mail do Centro de Bioética (cbio@cremesp.org.br) ou pelo telefone (11) 5908.5647.


Esta página teve 495 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h