Alunos do ensino médio discutem temas de Bioética no Cremesp

Por Centro de Bioética

Alunos que cursam o ensino médio de escolas públicas estaduais tiveram novo encontro com o Centro de Bioética do Cremesp, em 24 de novembro, na subsede da Vila Mariana. Motivada por iniciativa dos próprios estudantes, a reunião abordou assuntos como Aborto, Clonagem; Uso Responsável de Recursos Finitos e Terminalidade da Vida, entre outros.

Cerca de 40 estudantes do 2° ano do ensino médio das escolas estaduais Professora Leila Sabino e Oscar Pereira Machado, da região do Jardim Ângela, zona Sul de São Paulo, participaram de aula que ocupou todo o período da manhã, sendo orientada pelo coordenador do Centro de Bioética, Reinaldo Ayer de Oliveira, e da qual participaram também Aluísio Marçal de Barros Serôdio, médico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Marcelo Antonio Silva, padre do Instituto São Boaventura; e Paulo Fraga da Silva, biólogo da Universidade Mackenzie.

Iniciativas envolvendo adolescentes são muito salutares, conforme Ayer, porque “ninguém nasce ético. O comportamento ético é construído ao longo da vida”. Além disso, é válido incentivar neste público diferentes olhares éticos e bioéticos, com bases multidisciplinares, “algo que já ocorre no ensino superior, em especial, no campo da Saúde”, ressalta Serôdio.

Antecedente
Em novembro do ano passado, pelo empenho da mesma Patrícia Aparecida da Silva –, professora de filosofia local – o Cremesp foi procurado para abordar assuntos trazidos pelos adolescentes à escola, que “extrapolam o conteúdo didático”.

Segundo Patrícia “é de suma importância para os alunos conhecerem um pouco mais dessa área, uma vez que os mesmos encontram-se praticamente adentrando a Universidade”.

Na mesma forma que em 2015 a turma presente em 2016 se interessou principalmente pelo debate voltado ao Aborto – que suscitou defesas acaloradas contrárias e favoráveis –, além de Finitude de Vida, com enfoque no caso recente da adolescente inglesa com câncer, que solicitou ser congelada até que surja a cura de sua doença. 


Esta página teve 542 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h