Nova edição reformulada é lançada na plenária do Cremesp

O Manual de Capacitação das Comissões de Ética, 4° Edição, foi lançado na plenária do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) no dia 5 de maio, contando com a presença de Conselheiros e Delegados da Casa. Iniciativa do Centro de Bioética, o Manual destina-se à homogeneização do trabalho dessas instâncias que oficialmente representam o Conselho dentro de hospitais e clínicas.

Durante o evento, Mauro Aranha, presidente do Cremesp, enfatizou a importância da continuidade de um projeto iniciado em 2003 – ano em que foi finalizada a primeira versão do Manual. “A 4° edição chega num momento de concretude dessa iniciativa, com um maior apelo e uma forma mais impactante de transmissão de conhecimento às Comissões, que vêm crescendo em número e em qualidade no Estado”.

Na mesa de abertura, ao lado de Aranha, estava a Delegada metropolitana do Cremesp, Lisbeth Afonseca Ferrari Duch – coordenadora do Grupo de Capacitação às Comissões de Ética Médica (GACEM), no decorrer da produção da 4ª Edição do Manual –, e o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, que ressaltou o trabalho coletivo de criação, desde a primeira edição da obra.

“Depois de anos do lançamento do primeiro manual, percebeu-se a necessidade de ampliar o rol de casos, adaptando-os às novas realidades do exercício da profissão médica, sempre seguindo a lógica de usar como base casos reais retirados a partir de sindicâncias no Conselho e no nosso dia a dia de trabalho”, destacou Ayer, relembrando a participação fundamental na empreitada, desde seu início, de Sérgio Gomes de Souza, Delegado Metropolitano do Cremesp, falecido em 2012.

Na sequência, apresentou os membros da nova formação do GACEM, grupo que agrega Delegados escolhidos entre as 25 Delegacias Regionais e nove Metropolitanas, do Conselho. 

 

Na mesa de abertura, Mauro Aranha, presidente do Cremesp; Lisbeth Afonseca Ferrari Duch, delegada e coordenadora da obra; Reinaldo Ayer, coordenador do Centro de Bioética (Foto: Laura Jorge)

Um pouco da história
O primeiro manual do GACEM surgiu da necessidade de melhorar o fluxo e o trabalho das Comissões de Ética Médica em São Paulo, que não contavam com um Norte de atuação – algumas eram consideradas como “proativas” enquanto outras, “reativas” e, mesmo, “inativas”.

A partir da percepção do trabalho essencial de levantamento de questões envolvendo queixas contra médicos em seus próprios locais de ocorrência, o Cremesp, pelo seu Centro de Bioética, direcionou esforços à realização de livros, cursos, e eventos a tal público de apoio.

Além de Lisbeth Afonseca Ferrari Duch e Sérgio Gomes, fizeram parte do primeiro GACEM, o pediatra Gabriel Ozelka, que coordenou o Grupo e o Centro de Bioética até 2012; o cardiologista Max Grinberg, Delegado Metropolitano do Cremesp; e o sanitarista Moacyr Perche, à época, Conselheiro do Cremesp.

Para a elaboração da atual versão “repaginada” foram adicionados à equipe Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, e os Delegados do Cremesp Nabil Ghorayeb, Alice Leiko Fukazawa, Marly Alonso Mazzucato, Maria Luiza R. de Andrade Machado; Mário Mosca Filho; Maris Salete Demuner, Enrico Supino e Jarbas Simas.

 


Esta página teve 497 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h