Melhores projetos de Residentes Bolsistas em Bioética são trazidos ao Cremesp

Os três projetos de maior destaque da primeira turma de residentes médicos a concluir os trabalhos no Programa de Bolsas em Bioética e Ética Médica, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), foram apresentados à Plenária da Casa no dia quatro de setembro.

Criada em 2016, a modalidade “Residentes” do Programa vem ao encontro das intenções do Conselho, por meio de seu Centro de Bioética, de contribuir com a melhoria da medicina no Estado de São Paulo, em especial nas áreas de ética médica e bioética e com o ensino médico no Estado de São Paulo. Visa também estimular o interesse e o compromisso do médico residente com nesse campo de estudos.  

Da mesma forma que nos últimos anos acontece na modalidade “Estudantes” do programa, nesta foram escolhidos três projetos a serem detalhados aos conselheiros: Influências do vestuário Médico na relação Médico-paciente no contexto do Hospital Oncológico em comparação aos pacientes não oncológicos, desenvolvido por Daniele Coelho Duarte, residente em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas (FMUSP); Cuidados de fim de vida em pacientes com insuficiência cardíaca, por Patrick Theodore Souccar, em Clinica Médica no Hospital Sírio-Libanês; e Influência entre aspectos do manejo das lesões traumáticas da via biliar, após colecistectomia e as ocorrências éticas e jurídicas, por Roberto Mundim Porto Filho, em Endoscopia Digestiva no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Da esq p/dir, Reinaldo Ayer, Patrick Souccar, Roberto Mundim, Lavínio Camarim e Daniele Coelho

da esq p/dir, Jonathan Yugo Maesaka (orientador), Reynaldo Ayer, Patrick Souccar, Roberto Mundim, Lavínio Camarim e Daniele Coelho

Conflitos

Segundo o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e idealizador do Programa de Bolsas em Bioética e Ética Médica do Cremesp, o residente vive os conflitos da prática médica. “Essa vivência gerou projetos, que viraram bons resultados, por meio de pesquisas detalhadas, com conteúdo rico e avançado”.

Entre outras, as apresentações contaram ainda com as presenças de Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp, que reafirmou “o compromisso do Conselho em estimular o campo da pesquisa”, e do conselheiro e 1º secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho, um dos responsáveis pela ampliação do programa, de forma a abranger também os residentes.  

Além das instituições já mencionadas, esta edição contou com residentes de outras, como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM); e Hospital Municipal do Campo Limpo – Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.

 

* Foto do banner: Da esq p/dir, Jonathan Yugo Maesaka (orientador), Reynaldo Ayer, Patrick Souccar, Roberto Mundim, Lavínio Camarim e Daniele Coelho

 

Veja também:

Nova turma traz primeiros resultados ao Cremesp 

Projetos contemplados em 2018

Projetos contemplados em 2016


Esta página teve 445 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h