05-09-2005

Pai pede eutanásia

“Eu perdôo o pai de J. pelo que está fazendo. As pessoas têm todo o direito de errar, mas podem corrigir os erros”.

Assim se manifestou a costureira Rosemara dos Santos Souza, de 22 anos, sobre a intenção do marido, Jeson de Oliveira,  de solicitar intervenção judicial, para que seja realizada eutanásia no filho de ambos, hoje com quatro anos. Ele é portador de uma doença metabólica degenerativa do sistema nervoso central que, entre outros prejuízos, causa perda dos movimentos dos braços, pernas e pescoço, além de perda da fala e da visão.

Segundo conclusão conjunta do hospital da Unimed – onde J. está internado há quatro meses, no Centro de Terapia Intensiva (CTI)  – e do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, o quadro é irreversível.

Apesar do “perdão”, a família do garoto afirmou que “não vai mais se preocupar com a atitude de Jeson”, já que se conscientizou de que ele não conseguirá seu intento. Pretende dirigir toda a atenção à criança.

Por seu lado, o pai, que é separado de Rosemara, continua insistindo. “Só me preocupo com a situação de meu filho, que para mim, não está mais vivo naquela cama de hospital. Não desisti e não desistirei”.

Solidariedade
Desde que o caso veio a público, Rosemara tem recebido centenas de manifestações de solidariedade, encaminhadas por desconhecidos de todo o país. Além de fraudas descartáveis, cestas básicas, revistas religiosas, flores, terços e cartas, obteve algumas doações em dinheiro, que já têm um destino: a compra de um aparelho respirador, para que o filho possa voltar para casa.

“Quero voltar a ter meu filho em casa, para dormir e acordar ao lado dele. Sinto saudades dessas coisas tão simples”, ressaltou. “Se as doações forem suficientes para comprar o aparelho, toda a dor e o sofrimento terão valido a pena”.

O diretor clínico do hospital onde o menino está internado, Luís Fernando Peixe,  lembra: conseguir um respirador não significa alta. “É preciso contar com pessoas especializadas, acompanhando 24 horas por dia. No hospital, se acabar a energia, há um gerador”.

Fontes: Folha de S.Paulo; O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde


Esta página teve 160 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h