10-08-2018

Rota do Zika no Brasil

De acordo com o estudo Revisiting Key Entry Routes of Human Epidemic Arboviruses into the Mainland Americas through Large-Scale Phylogenomics (Revisitando as principais rotas de entrada de arbovírus epidêmicos em humanos no continente americano por meio de Filogenômica de grande escala) o vírus não veio diretamente da Polinésia Francesa, de onde se originou, para o Brasil. Antes migrou para a Oceania, depois para a Ilha de Páscoa - de onde foi para a região da América Central e Caribe, chegando a terras brasileiras só no final de 2013.

Entre as hipóteses anteriores estavam a de que o vírus teria entrado no país durante a Copa do Mundo de 2014, trazido por torcedores africanos, ou houvesse chegado no mesmo ano, no decorrer do campeonato de canoagem no Rio, pela presença de competidores de vários países do pacífico com alta prevalência do Zika.

Segundo o estudo atual da Fiocruz, a trilha percorrida pelo vírus “coincide com o caminho percorrido pelos vírus dengue e chikungunya”, explica o pesquisador Lindomar Pena, do grupo da Fiocruz. Esse resultado aponta para o fato de que a América Central e Caribe são importantes rotas de entrada para arbovírus na América do Sul, informação estratégica para a vigilância epidemiológica e para adoção de medidas de controle e monitoramento dessas doenças.

Em todos os casos brasileiros estudados, o “ancestral” em comum dos vírus é uma cepa do Haiti, país sabidamente afetado pela tripla epidemia de Zika, dengue e chikungunya.

Imigrantes ilegais vindos do Haiti e militares brasileiros em missão de paz naquele país podem ter trazido o vírus zika para o Brasil. Alinhados com esses resultados, estudos anteriores haviam confirmado casos de chikungunya no Brasil importados do Haiti e da República Dominicana, destacando a América Central e Caribe como rotas importantes para a introdução desse arbovírus no Brasil.

Fonte: Portal Fiocruz


Esta página teve 834 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h