10-01-2010

Instituto Oscar Freire - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Uma das mais tradicionais escolas da Saúde da USP, o Instituto Oscar Freire pauta-se numa perspectiva secular, pluralista e autonomista.

Entre outras iniciativas, conta com um Grupo de Estudos de Bioética (NACE-NEB) e a revista Revista Saúde, Ética & Justiça, cujas iniciativas tentam agregar idéias e pensamentos bioéticos, além de promover curso de Especialização em Bioética.

O Grupo de Estudos em Bioética – que, além do Instituto Oscar Freire, envolve a Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Direito, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia – tem por missão ser um polo para difusão e implementação do conhecimento bioético

Para isso, emprega como ações promover o intercâmbio com as instituições nacionais e internacionais que cuidam do tema Bioética, para formação e aprimoramento de profissionais da área; desenvolver pesquisas conjuntas; prestar serviço à comunidade, por meio de cursos de formação e atualização, disseminado informação e estimulando o debate ético e bioético; realizar intervenção na mídia por meio de manifestação cientificamente estruturada e atualizada; e desenvolver pesquisa sistematizada com o oferecimento de bolsa de estudo para estudantes de diferentes áreas de formação.

Telefone do NACE-NEB (11) 3085-9677

Curso de Especialização

Periodicamente realiza um Curso de Especialização em Bioética lato sensu, que tem como coordenador o professor Reinaldo Ayer de Oliveira (conselheiro do Cremesp e atual presidente da Sociedade de Bioética de São Paulo) e vice-coordenador o também professor e psiquiatra Cláudio Cohen.

Entre seus objetivos, pode-se citar: situar os especializandos entre ética e ciência, conscientizando-os para o fato de que a reflexão bioética precede qualquer norma, não podendo existir parâmetros seguros para nos guiarem em todas as nossas ações; atualizar os conhecimentos mais recentes em tecnologia na área da saúde e suas implicações éticas; formar profissionais capazes de lidar com as teorias da bioética nas questões cotidianas; capacitar os especializandos para o desenvolvimento de pesquisa na área.

Professores

O Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho tem como professores titulares Eduardo Massad e Daniel Romero Muñoz. Professores Livre-Docentes: Cláudio Cohen; Gilka Jorge Figaro Gattas; Linamara Rizzo Battistella. Professores Doutores: Cíntia Fridman; Julio César Fontana Rosa; Luis Bernardo Froes; Luis Fernandez Lopez; Lys Esther Rocha; Marcilia de Araújo Medrado Faria; Reinaldo Ayer de Oliveira e Tânia Sih Vilma Leyton

Instituto Oscar Freire
Coordenador do Curso de Especialização lato sensu: Reinaldo Ayer de Oliveira
Rua Teodoro Sampaio, 115, Bairro Pinheiros São Paulo - SP
Cep: 05405-000
Telefone: (11) 3061-8408/8419/8424/8425
Home page: Instituto Oscar Freire
e-mail:
mls@iof.fm.usp.br


Esta página teve 4406 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h