Futuros médicos, atenção!

Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp realiza, entre 10 de novembro e 31 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo de seu programa de Bolsas Para Estudantes de Medicina –turma de 2015. 

Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina –ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade–  o programa de bolsas completou dez anos de existência em 2011, tendo contemplado cerca de 250 estudantes. Nesta edição, a atividade começa em março do próximo ano

“Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos” comemora o coordenador do programa, Reinaldo Ayer de Oliveira, professor da USP e coordenador do Centro de Bioética.

Cada contemplado receberá mensalmente R$ 600,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses.

Temas
Ao longo do tempo as pesquisas foram se aperfeiçoando, envolvendo temas curiosos como Confidencialidade Médica: visão do profissional médico nas diferentes fases de formação profissional; Microalocação de recursos escassos em saúde: análise sobre a evolução do padrão de conduta de discentes do primeiro ao sexto ano de medicina perante esse dilema ético; e Aspectos Bioéticas da Nutrição em Pacientes Terminais e Aspectos Éticos e Humanísticos na Relação Médico-Paciente, entre tantos outros.

Até agora, todos os alunos escolhidos cumpriram fielmente suas obrigações, em relação a prazos e resultados. O nível das pesquisas surpreende de maneira positiva e várias contam, inclusive, com possibilidade de publicação”, destaca Reinaldo Ayer. Ou seja, têm atendido os critérios do programa, como originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta e adequação da infra-estrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto.

Obrigações e objetivos
O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

Dentre as obrigações dos escolhidos figuram designar um orientador, que deve ser um médico em pleno exercício profissional (não é necessário que seja professor de ética ou professor universitário) e, ainda, apresentar relatório inicial, parcial e final de atividades.

Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica – Rua Domingos de Morais, 1810, SP – São Paulo. CEP – 04010-200, ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp.

Informações: (11) 5908.5647. 


Esta página teve 1787 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h