Programa de bolsas

Por Centro de Bioética do Cremesp

Contemplados às bolsas de Pesquisa em Ética Médica no ano de 2014 apresentaram a conclusão de seus estudos, nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, em evento realizado na subsede da Vila Mariana do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). Considerado como um dos programas de maior alcance social da Casa por mais de uma década, os participantes desta turma tiveram como plateia a banca examinadora do Centro de Bioética, colegas, orientadores, além do presidente do Conselho, Bráulio Luna Filho.

Em tom informal, na abertura do encontro, o presidente mencionou sua própria experiência como aluno de graduação e residência médica, tempo em que havia dificuldades e pouco estímulo a programas de iniciação científica, além de lamentar o fato de a Medicina, hoje, estar sendo exercida de maneira “mecanicista” – o que não corresponde à essência da relação médico-paciente.

Ao lado de Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e Gabriel Oselka, que encabeçou o departamento de 2002 a 2012, Luna Filho realizou comentários e sugestões aos trabalhos apresentados.

Dever cumprido
Esta edição do Programa de Bolsas contou com temas bastante variados, que foram da influência das estratégias usadas pela indústria farmacêutica na prescrição médica, na visão dos alunos de medicina, aos limites da reconstrução no tratamento cirúrgicos, segundo médicos e paciente (veja lista completa de trabalhos, alunos, orientadores e universidades). Todos se empenharam e apresentaram de maneira clara e concisa suas conclusões.

“Os contemplados cumpriram, de forma impecável, todas as regras estabelecidas”, destacou Reinaldo Ayer de Oliveira, responsável pelo programa desde sua criação, em 2002. “Ano a ano o que se observa é o aprimoramento no nível e execução dos projetos, com estudantes cada vez mais interessados nas grandes questões éticas e bioéticas”.

Clique aqui e chegue a lista de todos os contemplados pelas bolsas do Cremesp, desde seu início.


Esta página teve 1153 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h