Luto

Por Concília Ortona – Centro de Bioética do Cremesp

É com muita tristeza que se anuncia o falecimento do Prof. Dr. Paulo Antônio de Carvalho Fortes na tarde desta segunda-feira, dia 9 de março. Era professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/SP) e membro da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp, nos últimos quinze anos, além de Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2009-2011), entre várias outras atividades presentes em seu extenso currículo.

Paulo Fortes completaria 64 anos no dia 31 de março, mas, depois de muito empenho e garra, perdeu a batalha doença diagnosticada em dezembro de 2013. Era uma pessoa bastante querida por colegas e pelas –dezenas– de alunos orientados por um professor rigoroso, meticuloso, mas extremamente humano e disposto a repetir minúcias sobre o método científico escolhido, quantas vezes fossem necessárias. Nunca deixava uma dúvida para trás.

Escreveu mais de 30 artigos científicos, com ênfase para Saúde Pública e Bioética, em especial, sobre Alocação de Recursos Escassos em Saúde; Bioética e Humanização; Sistemas de Saúde Pública (foi defensor obstinado do SUS tendo, inclusive, participado da Cartilha de Direitos dos Usuários da Saúde) e, mais recentemente, em Saúde Global e Sustentabilidade, disciplina da qual atualmente coordenava programa de Doutorado na FSP/USP.

Pai de quatro filhos, o professor Fortes deixa ainda esposa, Lúcia Fortes.

A amiga e aluna Regina Parizi, ex-presidente do Cremesp e atual presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) expressa o que muitos sentem hoje. “ É uma enorme perda para a Bioética, para a Sociedade Brasileira de Bioética e de um grande ser humano”. 

Carreira
Entre alguns pontos da –vasta– carreira de Paulo Fortes vale mencionar que ele se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1974, local em que se especializou em Pediatria em 1986. Na Faculdade de Saúde Pública da USP realizou seu Doutorado e Livre Docência, em 1994 e 2000 respectivamente, especializando-se ainda em Droit de la Santé pela Universidade de Bordeaux I, França(1989).

Até 2015 era Professor Titular da FSP-USP, tendo sido Vice-Diretor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2010-2014).

Membro dos conselhos editoriais da Revista Bioética (CFM), Revista da Associação Médica Brasileira, Revista Saúde e Sociedade, Revista Brasileira de Bioética, Bioethikos e O Mundo da Saúde; foi também  membro do Conselho Diretor (2007-2010) e do Comitê Assessor (2010-2014) da REDBIOETICA/América Latina e Caribe/UNESCO. 


Esta página teve 1397 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h