Pesquisa em Bioética

A turma de 2015 de alunos escolhidos pelo Centro de Bioética do Cremesp ao Programa de Bolsas em Ética e Bioética realizou, no dia 15 de maio, na subsede Vila Mariana, a apresentação inicial de seus trabalhos. Além do nível satisfatório dos projetos, o encontro merece destaque por contar com a presença de todos os contemplados.

Já na apresentação dos dados iniciais é possível verificar que a seleção dos projetos pela banca examinadora do Centro de Bioética não foi nada fácil: “O nível dos trabalhos está se mostrando multo bom, mesmo entre os não escolhidos em virtude do número limitado de bolsas”, afirmou o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, à frente deste programa desde seu início, em 2001.

Nesta edição, figuram como tema de pesquisa dos 15 alunos, por exemplo, a abordagem ética dos profissionais da saúde a familiares de pacientes internados em UTIs pediátrica e geriátrica; qualidade de vida de pacientes submetidos a procedimentos cardiológicos num prazo de seis meses; e a visão de estudantes sobre como atrair médicos jovens para regiões carentes do Brasil.

Candidatos e valor 
Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade – o programa de bolsas completou dez anos de existência em 2011, tendo contemplado quase 300 estudantes. A iniciativa pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

Atualmente, o bolsista recebe R$ 600,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) por mês, durante dez meses.

Em geral, as inscrições de trabalhos acontecem no final de cada ano – fique de olho no site do Centro de Bioética do Cremesp, www.bioetica,org.br.  Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica – Rua Domingos de Morais, 1810, SP – São Paulo. CEP – 04010-200, ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp.

Informações: (11) 5908.5647. 


Esta página teve 1244 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h