Contemplados pelo Programa de Bolsas apresentam seus resultados

Contemplados 2015 pelo Programa de Bolsas apresentam seus dados finais ao Cremesp

Alunos de Medicina do 2° ao 5° ano contemplados pelo programa de Bolsas em Ética e Bioética, turma 2015, tiveram a oportunidade de trazer os resultados finais de seus trabalhos ao Cremesp, nos dias 28 de novembro e quatro de dezembro, na subsede da Vila Mariana. Com as presenças da banca examinadora, orientadores, colegas e do presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, os 15 projetos atingiram níveis capazes de superar as expectativas, sendo que três deles serão escolhidos e apresentados, em breve, à plenária do Conselho.

Trata-se de um dos projetos mais longevos e bem-sucedidos da Casa e que enfatiza a necessidade de uma Medicina que vai muito além da técnica. “Se o estudante for ótimo em matemática, mas não valorizar a formação humanística, é bom que se dedique a outra área”, aconselhou Luna Filho. Se depender dos projetos levados à frente nesse ano – com temas variados, como assistência religiosa a dependentes químicos; ações de combate à dengue sob a ótica da Bioética Sanitária; e a visão de jovens estudantes sobre como atrair médicos às áreas carentes – tal expectativa foi atingida.

Confira a turma de contemplados 2015, temas, e faculdades envolvidas acessando o site do Centro de Bioética.
 

Contribuição 

O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo. Desde o início é encabeçado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, contando ainda com a participação de Gabriel Oselka, que coordenou o departamento de 2002 a 2012.

Apesar de a grande maioria de os estudantes desta edição do Projeto de Bolsas cumprir a obrigação quanto à submissão dos dados iniciais, intermediários e finais das respectivas pesquisas, pequena (mas significativa) parcela não fez o mesmo. Por isso “o Conselho conta com a compreensão das escolas, no sentido de liberarem os bolsistas nas datas pré-agendadas de apresentação” pondera Ayer, auxiliando o Cremesp em sua tarefa de incentivar projetos pesquisas, “algo bastante útil no processo complementação da formação dos estudantes”.


Esta página teve 1512 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h