Bolsas para Estudantes - Turma de 2017 apresenta os primeiros resultados

A turma de alunos contemplados ao Programa de Bolsas de Pesquisa em Bioética e Ética Médica/2017 apresentou ao Cremesp os primeiros resultados de suas pesquisas. Nas ocasiões, 100% dos estudantes trouxeram detalhes ao Centro de Bioética, colegas e a alguns orientadores presentes.

Dos vinte contemplados, nove se apresentaram no dia cinco de maio, com temas que variaram do que os Estudantes de Medicina Pensam e Sabem Acerca das Cesarianas sem Indicação Clínica; a se É Seguro e Adequado que o Médico Trabalhe Doente. Os outro 11 abordaram, no dia 12 de maio, assuntos como Os Aspectos Éticos do Uso da Placenta Humana em Estudos Científicos; e O nível de conhecimento de Estudantes Sobre o Impacto de uma Liga Acadêmica de Ética.

Conforme o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e do Programa de Bolsas desde seu início, em 2001, “o que me chamou a atenção na turma deste ano foi o fato de vários trabalhos voltarem-se ao universo dos próprios alunos de Medicina. Isso é bem significativo, já que demonstra a preocupação dos futuros médicos em se aprimorarem no campo da Ética e Bioética em uma época em que eles – os estudantes – vêm sendo alvo de críticas em vários âmbitos, em relação à má formação e despreparo”.

Universidades
Tal iniciativa exitosa do Cremesp permite a participação de estudantes de todas as faculdades de Medicina regulares com o MEC, que estudem do 2º ao 5º ano de Medicina – ou do 3º ao 10º semestre da faculdade.

Neste ano, entre os que receberam bolsas estiveram alunos da Universidade Estadual de Campinas (FMC/UNICAMP); Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Faculdade São Leopoldo Mandic; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade São Francisco; Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto (FMRP); Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP); Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP); Faculdades Integradas Padre Albino; Faculdade De Medicina do ABC; Faculdade De Medicina de Botucatu (UNESP); Faculdade de Ciências Da Saúde De Barretos – Dr Paulo Prata; e Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA).

Fotos: Assessoria de Comunicação do Cremesp

Texto: Centro de Bioética do Cremesp 


Esta página teve 1562 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h