Informações


Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp criou o Programa de Bolsas para Residentes na Área de Ética Médica e Bioética.

As bolsas de pesquisa serão concedidas, por processo seletivo, a médicos que estejam realizando residência médica em instituição situada no Estado de São Paulo, com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Período e valor
Instituído pela Resolução n° 284/2016 (alterada pela Resolução Cremesp nº 322, de 16-10-2018) o programa determina a concessão de até 20 bolsas com duração de 12 meses. Os projetos devem ser iniciados e terminados durante o período em que o médico cursa a residência.

O valor mensal das bolsas para o período de 2019-2020 será de R$ 2.043,00, equivalente à tabela de valores para concessão de bolsa de Mestrado I  da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Critérios
Coordenado pelo Centro de Bioética, o programa pretende contribuir com o aprimoramento do Ensino Médico. Contam como critérios de avaliação dos trabalhos, entre outros, originalidade, integração e definição dos objetivos e relevância das pesquisas.

O bolsista poderá ser orientado por qualquer médico regularmente inscrito no Cremesp – não é necessário que seja professor de ética, bioética ou professor universitário. O orientador não poderá ser conselheiro ou delegado do Cremesp. A atividade de orientação não representará ônus ao Conselho Regional de Medicina.

O orientador não precisa, necessariamente, ser da mesma instituição do concorrente à bolsa.

Restrição: familiar de conselheiros e delegados em até 3º grau não poderá concorrer à bolsa

Mais informações em: cbio@cremesp.org.br

Como concorrer 

Formulário de Cadastro do Bolsista Residente Médico 

Formulário de Cadastro do Orientador 

 


Esta página teve 13692 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h