Como Concorrer


Como concorrer
As bolsas de pesquisa serão concedidas a médicos que estejam cursando residência médica em instituição que conte com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e o projeto será examinado quanto à documentação e seu enquadramento nos objetivos e normas da concessão de bolsa pelo CREMESP (vide abaixo).

O médico residente interessado em concorrer deverá encaminhar projeto acompanhado da documentação abaixo:

Documentação Solicitada

1. Formulário padronizado integralmente preenchido (baixe aqui) de cadastro do bolsista.

2. Projeto de pesquisa apresentado de maneira clara e resumida, em metodologias Vancouver ou ABNT, ocupando no máximo 20 páginas (10 folhas) digitadas em espaço duplo. Deve compreender: resumo, introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma de sua execução; material e métodos; forma de análise dos resultados.

3. Cópia do resumo do projeto, sem identificação do médico residente (sem nomes do concorrente, orientador ou instituição que está vinculado), para ser usada na escolha dos trabalhos.

4. Currículos do bolsista e do orientador.

5. Histórico escolar de graduação.

6. Carta do Orientador, justificando o pedido da bolsa e se comprometendo com a orientação.

7. Cadastro do Orientador em formulário padronizado fornecido pelo CREMESP (baixe aqui).

8. Carta do Responsável pela instituição de saúde onde o projeto vai ser desenvolvido, acusando ciência e autorizando sua realização, conforme o modelo:

“Declaro que no caso de aprovação deste projeto, e durante a vigência do respectivo contrato, o Orientador e o Bolsista terão todo apoio institucional necessário para sua realização, conforme previamente acordado com o Orientador. Nome – Cargo ou Função – Data e Assinatura”.

9. Definição e articulação das tarefas e responsabilidades do bolsista e do orientador.

10 . Comprovante de credenciamento da instituição na CNRM.

Locais de inscrição
O projeto deverá ser enviado ao Centro de Bioética pelo correio (atualmente localizado à Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, SP, CEP 04010-200) ou protocolado pessoalmente na sede ou em qualquer delegacia regional ou metropolitana do CREMESP. Em tempo: Será válida como data limite para inscrição dos trabalhos a postagem no correio ou protocolo do Cremesp.

Se o Centro de Bioética do CREMESP entender que a proposta apresentada preenche as condições para a concessão da bolsa, deverá submetê-la à apreciação da Comissão Avaliadora do Centro de Bioética do CREMESP. Quando concluir ser necessário, o CREMESP poderá solicitar a pesquisadores da área de Ética Médica que emitam pareceres de mérito, na qualidade de assessores “ad hoc”, referente à proposta apresentada.

As que forem aprovadas pela Comissão Avaliadora do Centro de Bioética serão encaminhadas à Diretoria do CREMESP para ratificação. Se passar por tal instância, o candidato contemplado firmará com esta autarquia o Termo de Outorga de Bolsa.

Critérios de avaliação da proposta pelo CREMESP

  1. Originalidade, integração e definição dos objetivos;
  2. Relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica e bioética;
  3. Adequação da metodologia proposta;
  4. Adequação da infraestrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto;
  5. Viabilidade de execução;
  6. Adequação do projeto segundo diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos de acordo com a Resolução nº 466, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde;
  7. Atenção: será avaliada ainda a coerência do questionário (caso se faça necessário segundo o desenho do projeto), em relação à proposta de pesquisa.

Avaliação do Projeto de Pesquisa

O bolsista deve elaborar relatórios (inicial, parcial e final) comentados e avaliados pelo orientador, que serão apresentados pelo residente em eventos agendados pelo Centro de Bioética, que, nessas ocasiões, terão à disposição Datashow.

No caso de o relatório não ser aprovado, deverá voltar ao bolsista e seu orientador para as reformulações propostas pela Comissão do Centro de Bioética.


Esta página teve 696 acessos.

(11) 5908-5647
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Luís Coelho, 26 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01309-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 5908-5600 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h