CEM na Perícia

Médicos que fazem perícia na Previdência e em outras áreas, como a judicial e securitária, entre outras (em especial, os inseridos e interessados nas Comissões de Ética Médica – CEMs), tiveram a oportunidade de receber um treinamento específico no dia 17 de dezembro, na Delegacia Metropolitana do Cremesp de Vila Mariana.

Utilizando como base o curso e o material didático produzido pelo Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (GACEM), do Centro de Bioética, dezenas de peritos discutiram, das 8 às 17h30, casos vinculados ao seu universo, “diferenciado, em comparação ao das outras CEM”, explicou Jarbas Simas, delegado superintendente da Delegacia Metropolitana do Cremesp de Vila Mariana, coordenador deste evento.

Na opinião dele, os conflitos verificados no âmbito da perícia são tão particulares “que fizeram com que o evento de sábado se tornasse excepcional em qualidade e interesse”.

Entre outros temas incluíram-se dificuldades de relacionamento entre periciando e perito; pressões de ordem administrativa sobre tais profissionais e ainda “a importância de se realizar um prontuário médico bem feito, no momento de descaracterizar denúncias indevidas sobre peritos”, opinou Miguel Adolfo Tabacow, presidente da CEM da gerência Centro do INSS.


Jarbas Simas; Antônio Pereira Filho (Conselheiro do Cremesp) e Flávio José Dantas de Oliveira

Iniciativa
A idéia de se promover Capacitação em Ética Médica aos peritos surgiu a partir da observação de que boa parte das denúncias contra os peritos, feitas no Cremesp pelos segurados do INSS, acontece não devido a infrações éticas e, sim, por revolta do segurado em situações em que o pedido de benefício é indeferido.

“Assim, a partir de uma parceria entre o Conselho e o INSS foram implantadas Comissões de Ética Médica (CEM) nas gerências executivas do Instituto, algo fundamental, considerando-se o número de peritos que atuam em São Paulo, cerca 2.000 no Estado”, explica Simas.

Além dele, participaram como instrutores os delegados do Cremesp Arnaldo Guilherme; Enrico Supino; Flávio José Dantas de Oliveira; Luiz Frederico Hoppe; Mário Mosca; Marly Aparecida Lopez Alonso Mazzucato; Roberto Rudge Ramos; Roseli Giudici; e Wilson Rubens Andreoni.

Foto: Miguel Adolfo Tabacow





Esta página teve 992 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h