Contemplados 2012

Contemplados do ano de 2012 ao Programa de Bolsas em Ética e Bioética do Cremesp apresentaram, nesta sexta-feira, dia 21, os primeiros resultados de seus projetos de pesquisa ao comitê examinador da atividade no auditório da subsede do Conselho, na Vila Mariana. Entre os temas abordados destacaram-se a influência da religiosidade em meio a estudantes, médicos e pacientes.

Durante mais de três horas, alunos do 2° ao 5° ano de Medicina – os “alvos” do projeto–, trouxeram desdobramentos dos seus estudos e receberam sugestões dos colegas de platéia, orientadores presentes e da banca examinadora, encabeçada, em parceria, pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira e Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.

Na 12ª do programa, três trabalhos abordaram especificamente o assunto “espiritualidade”: Estudo da coorte sobre a influência da espiritualidade/religiosidade dos estudantes de medicina durante a formação profissional; Avaliação da espiritualidade e religiosidade dos médicos da Faculdade de Medicina de Marília e implicações frente sua prática clínica; e a Investigação dos aspectos bioéticos envolvidos na assistência religiosa a pacientes com transtornos mentais graves internados em hospital psiquiátrico.

Também estiveram entre escolhas trabalhos envolvendo Cuidado Paliativo e a aplicação do Consentimento Livre e Esclarecido, nos âmbitos clínicos e em pesquisa.

100%
Demonstrando o sucesso do programa, a participação dos bolsistas/2012 nesta etapa preliminar alcançou a marca de 100%.

Provêm de escolas médicas como a Faculdade de Medicina de Marília; Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Faculdade de Medicina de Sorocaba PUC/SP; Faculdades Integradas Padre Albino, de Catanduva; Centro Universitário Lusíada, de Santos; e Centro Universitário de Araraquara.

Esta página teve 669 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h