L'Europa permette la ricerca sulle cellulle staminali embrionali: in Itália come va il progetto nazionale cellule staminali (A Europa permite a pesquisa sobre células estaminais embrionárias: e na Itália, como vai o projeto nacional sobre essas células?)
Autor: D. Néri
Revista: Bioetica – Rivista Interdisciplinare 2003, 4: p. 643-9
Abstract:
Il 19 novembre 2003 iI Parlamento dell'Unione europea ha approvato che Ia ricerca sulle cellule staminali embrionali potesse accedere ai fondi pubblici. Viene ricostruito il dibattito al riguardo e si chiedono chiarimenti circa Ia situazione in Itália
(Comentado por: Marco Segre, Professor do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP
Resumo/comentário: O parlamento europeu aprovou, no dia 19 de novembro, a possibilidade de a pesquisa relacionada a células-tronco embrionárias contar com o patrocínio de fundos públicos – o que veio a fortalecer os debates nessa área, já que a posição contraria frontalmente à política que vigora nos EUA.
Neste editorial, o autor quer saber como vai se desenrolar a questão em território italiano.
Há um relatório crítico das decisões do Parlamento europeu e da Comissão Nacional de Bioética (Itália), referente à utilização de células estaminais a partir de "embriões excedentes" resultantes da prática da reprodução assistida. O autor menciona a data de 19 de novembro de 2003 ("data auspiciosa") quando o Parlamento europeu aprovou essa utilização.
Discorre depois sobre os adiamentos da implementação dessa decisão no próprio Parlamento europeu, produzindo uma reversão da postura da Itália com relação a essas pesquisas – tudo isso no decorrer dos últimos três anos. Refere-se às influências políticas – alicerçadas nas posições de grupos de forte presença católica – no sentido de dificultar o acesso dos pesquisadores aos fundos financiadores dessa sorte de experimentos.
Ele marca ainda o discutível peso de um "famoso discurso de George Bush", de 9 de agosto de 2001, no sentido de vincular os rumos da pesquisa estadunidense à européia, formulando ainda críticas à política na pesquisa dos EUA, onde umas poucas grandes empresas detêm o monopólio no setor.
Enfim, trata-se de um editorial do notável Prof. Demetrio Neri, questionando a política conservadora traçada na Itália, com relação à utilização de células estaminais a partir de embriões não implantados, contrariando, inclusive, as linhas que vão sendo adotadas em outros países da Europa).
Veja o índice completo desta edição da Bioetica – Rivista Interdisciplinare
A Forma, Assassina da Essência
20-06-2006Quando a eutanásia ou o suicídio assistido são aceitáveis?
20-06-2006A ética e a amazenagem de tecidos humanos
20-06-2006Um dia de sofrimento para estudantes de Medicina
19-06-2006Ponto de vista dos pacientes sobre confidencialidade
22-06-2005Entendendo pacientes com dificuldade de comunicação
22-06-2005A ética e o acesso a drogas em países em desenvolvimento
22-06-2005Pagamento a sujeitos de pesquisa
Esta página teve 143 acessos.